segunda-feira, 11 de março de 2013

Edição de SQL e Funções no PSQL

O psql é a principal interface dos desenvolvedores com o PostgreSQL. No entanto, editar códigos no psql pode ser uma tarefa onerosa. As consultas e funções podem ser extensas e o trabalho se tornar cansativo e improdutivo. Existem algumas opções que podem ajudar a trabalhar melhor com os códigos, sem precisar sair do PSQL, que abordamos resumidamente aqui.

- Executando arquivos TXT salvos previamente.

A maneira que mais utilizo para trabalhar com funções e SQL é executar arquivos txt salvos previamente. Gosto de ter scripts para as necessidades básicas em seus respectivos lugares, que possam ser reutilizados, e tem sido bem útil trabalhar desta forma. Edite o seu SQL no editor que achar melhor e salve-o. Para executa-lo, utilize a sintaxe:

\i (nome do arquivo como  código SQL)

- Editar código SQL usando o Editor Padrão

Neste caso, o sistema abre o editor padrão definido para o postgresql. Caso não exista um editor definido, o postgres perguntará, dentre os disponíveis, qual você deseja utilizar. No meu caso, utilizo o nano (http://www.nano-editor.org/). É um editor bem simples e fácil de usar, que apresenta boas teclas de atalho.


Digite:

\e (ou \edit)

O sistema abre a tela do editor para inserir e editar seu texto, permitindo rolar as páginas e manter o SQL sem problemas. É possível salvar o script para reutilização. Para apenas executar, sem salvar, basta sair do editor. No caso do NANO, teclando CONTROL+X.


- Editar nova função no editor.

Ao se digitar \ef, o psql abre o Editor predeterminado, apresentando um "esqueleto de função" para edição. Basta sair teclando CONTROL+X para criar a função.


- Editar função existente


Neste caso, utilize a sintaxe:

\ef (nome da função a editar)



Se você esqueceu o nome das funções que deseja editar, pode adaptar a consulta abaixo para descobrir.

SELECT proname, pronamespace, proowner FROM PG_PROC;

Agora é editar seus scripts, consultas e funções de dentro do psql!

OOPS! Alterando o Editor Padrão!

Já ia me esquecendo! Altere o editor padrão utilizando a sintaxe abaixo:

\set PSQL_EDITOR (caminho do editor)

Um comentário:

Felip Barbosa disse...

Cara, que blog MASSA! Acabei de encontrar pesquisando por ferramentas para o postgre e achei sensacional todas as matérias, principalmente porque você da detalhes das coisas, o que faz a diferença entre blog e sites. Acabei de baixar o nano e era justamente isso que eu estava procurando (eu acho hehe) e já coloquei o ícone do blog na home do meu Windows 8, continue atualizando. :)