Você sabe qual é a versão do seu servidor Postgres? Sabe mesmo? E do cliente (estava pensando que é sempre a mesma?)? Ele é 32 ou 64 bits? Para muitos desenvolvedores a resposta é não, e em vários casos nem se sabe como recuperar estas informações.
A melhor maneira de se saber a versão de um servidor banco de dados é simplesmente consultando-a. E no caso do postgresql a função que retorna estas informações é a VERSION().
Exemplo:
- Consulta padrão:
SELECT version();
Resultado:
PostgreSQL 9.0.4 on i486-pc-linux-gnu, compiled by GCC gcc-4.4.real (Ubuntu 4.4.3-4ubuntu5) 4.4.3, 32-bit
Para recuperar informações de versionamento do cliente do banco deve se utilizar o utilitário psql:
Exemplo:
psql --version
Resultado:
psql (PostgreSQL) 9.0.4
contém suporte a edição em linha de comando
Agora você pode visualizar facilmente a versão atual do seu postgres. Então é bom passar mais alguma informação sobre como interpretar o número de versionamento.
O postgres é versionado em um sistema de numeração com três números, no formato "A.B.C". A versão de produção atual, seguindo este formato, é a 9.0.4. A sistemática de numeração de versão do postgres pode ser conferida aqui.
- A - Número de versão principal. Quando este número muda significa que aconteceram alterações radicais na estrutura e funcionamento do banco. A versão atual é 9, e não há planejamento para uma versão 10 no momento.
- B - Número de versão secundário. Quando este número muda significa que aconteceram alterações na estrutura e funcionamento do banco que demandam. Os números A e B devem ser considerados em conjunto, e não apenas o primeiro número de versão, pois indicam uma versão em especial. O B da versão atual é 0, mas existe uma versão beta do postgres 9.1 e planejamento da versão 9.2.
- C - Número de atualizações aplicadas à versão "A.B". Na versão 8.4, por exemplo, já foram aplicadas 10 atualizações. O valor inicial de C é 0 e atualmente estamos na versão 9.0.4, indicando que a versão 9.0 já sofreu 4 atualizações. É importante acompanhar os informes de atualização especialmente quando solucionam questões chave de segurança, performance e bugs que afetam de alguma forma o desenvolvimento dos sistemas e a disponibilidade dos servidores de banco.
Que tal conferir agora a versão que está no seu sistema?
5 comentários:
Coisa simples mas pra quem não conhece profundamente as vezes ajuda muito como no meu caso.
Obrigado.
Tulio
OLA, ALGUEM SABE QUAL A VERSAO DO POSTGRE USADO ATUALMENTE NAS EMPRESAS?
QUAL A VERSAO DO POSTGRE USADA ATUALMENTE NAS EMPRESAS?
Versao nas empresas? rá..isso varia pra-ca-ram-ba... normalmente as estáveis,e normalmente, tem uma equipe pra testar tudo isso antes de oficializar na empresa... Adorei o select version() ..tao easy,e eu tentando logar em terminal pra ver..kkkk aiai..:P
Parabens, muito simples, mais ajuda quem já esqueceu ou quem não sabe.
Postar um comentário