segunda-feira, 13 de junho de 2011

Conecte o PostgreSQL com o LibreOffice via JDBC!

A interface visual do LibreOffice (BrOffice) é similar à do ACCESS, e muito superior à da interface do psql. Um grande sonho seria poder visualizar e operar o seu banco do postgresql por meio desta interface.

Já falamos aqui da integração BASE-POSTGRESQL via SDBC. No entanto um artigo da revista brasileira do BrOffice mostra como se conectar via JDBC. Acesse aqui o artigo "BASE E POSTGRESQL: Acomodando um elefante no escritório" de Leonardo Cezar.

O texto é bastante didático e bem ilustrado, facilitando a replicação dos procedimentos, e as próximas edições prometem a continuação da matéria detalhando a operacionalização do trabalho com o postgres dentro do LibreOffice Base. É imperdível para quem está procurando uma nova ferramenta visual.

Um comentário:

Anônimo disse...

Até que em fim achei algo para conectar com o meu banco de dados, estou usando o postgresql em uma aplicação que estou desenvolvendo e não consigo achar uma solução livre para que eu possa usar como sistema de relatório, dai sugio a idéia de criar usar o sistema de relatório do libreoffice base para criar o gerenciador de relatórios.

Boa dica!