terça-feira, 26 de junho de 2012

Desenvolva suas Aplicações de Bancos Postgres com Wavemaker

Tela 1: Servidor do Wavemaker Online
 
 
Cansado de ter de programar as interfaces em Java e PHP? Ferramentas de desenvolvimento são importantes para adquirir maior produtividade e para se explorar os vários recursos dos bancos de dados. O Wavemaker é uma ferramenta de desenvolvimento que oferece bons recursos para criar e gerir aplicações web, minimizando o esforço de programação, e que apresenta plena compatibilidade com bancos de dados PostgreSQL!

É uma ferramenta livre com código aberto através de licença Apache. Neste post a preocupação não é mostrar em profundidade os recursos da ferramenta, nem criar um tutorial, mas sim apresentar as funcionalidades básicas.

Tela 2: Interface do Wavemaker

A instalação é relativamente simples, e o programa pode ser baixado em http://www.wavemaker.com. O wavemaker é compatível com windows, linux e macintosh.



Tela 3: Criação de Projeto no Wavemaker

O Wavemaker apresenta uma interface bastante simplificada e ao mesmo tempo prática, e as operações são todas feitas dentro do navegador web. Basta se selecionar um objeto para suas propriedades estarem disponibilizadas para edição à direita da tela. A interface de programação é WYSIWYG. É uma ferramenta cliente-servidor, o que exige os devidos cuidados com a segurança em rede.

Abaixo, alguns recursos associados ao PostgreSQL:

* Importar Database
Por meio do menu "Services/ Import database" é possível recuperar todas as informações em um banco já existente. A interface é intuitiva para quem tem alguma experiência de desenvolvimento.

Tela 4: Importar Database

Entre com os dados do banco de dados, teste a conexão utilizando a opção "Test connection" e acione a importação do banco de dados com o botão "Import".

As tabelas importadas aparecem à esquerda da tela, na pasta "Database Widgets". É possível utilizar estas tabelas para criar formulários CRUD, consultas e relatórios, entre outras possibilidades.

* Projetar Database
Acione a opção "Services/ Design Database" para criar suas bases de dados, tabelas e para estabelecer os relacionamentos entre as mesmas.

Tela 5: Projetar Database

Ao disparar esta opção, você define o nome do banco a ser criado e confirma. O banco aparecerá no menu à esquerda da tela.

Selecione o banco e na parte central da tela aparecerão as opções de criação das tabelas do seu banco. A interface realmente é bem agradável. Clique no ícone do disquete para salvar as tabelas que for desenvolvendo.



Tela 6: Criação de Tabela

* Consultar
O menu "Services/ Query" permite que se realize e salve consultas às tabelas.





Tela 7: Construção de Consultas

A ferramenta apresenta ainda grids, treeviews, charts para apreentação dos dados, entre outras funcionalidades. É possível definir o dataset de uma grid e indicar as colunas a serem mostradas, o que facilita muito o desenvolvimento.






Tela 8: Dados de Uma Tabela

* Pontos fortes:
- Boa interface
- Visual WYSIWYG
- Facilidade de instalação (segui o tutorial e não houve qualquer incidente)
- Código aberto com licença Apache
- Tutoriais no sítio da ferramenta
- A desenvolvedora foi adquirida recentemente pela VMWare, o que pode garantir mais recursos para a evolução desta ferramenta

* Pontos fracos
- Compatibilidade boa com Postgresql, mas não excepcional. Recursos específicos como herança de tabelas e indexação avançada não são abordados na ferramenta e tem de ser codificados manualmente no banco.
- A desenvolvedora foi adquirida recentemente pela VMWare, e o impacto desta mudança no desenvolvimento da ferramenta não pode ser previsto de antemão

* Avaliação Pessoal
A primeira impressão que me causou foi bastante positiva, mas não recomendo a utilização em ambientes de produção sem vários testes com prototipação e simulações de carga.

Nenhum comentário: