quarta-feira, 9 de julho de 2008

PostgreSQL: Presença Fraca no Youtube

A presença do PostgreSQL entre os grandes SGBDs pode ser medida de diversas formas. Em busca de vídeos interessantes de PostgreSQL, fiz uma busca no Youtube, e me decepcionei. Encontrei apenas 356 vídeos. É muito pouco para cobrir todas as funcionalidades e possibilidades deste banco de dados.

Considerando-se que este resultado envolve todos os idiomas, os resultados são ainda mais fracos, pois temos muito pouca coisa em Português. A qualidade da imagem também deixa a desejar, possivelmente pelo formato do Youtube, que reduz a resolução e prejudica apresentações que capturam telas do computador e as filmagens de apresentações em telões multimídia. Faltam comentários nos vídeos, a visualização ainda é pequena por parte da comunidade e muitos permanecem sem avaliação (o Youtube tem uma graduação que vai até 5 estrelas). Vi bons vídeos em italiano, mas acho que a estrada a ser trilhada pelo PostgreSQL em vídeo ainda está no seu início.

Para ter uma visão comparativa, fiz outras buscas para outros SGBDs. Entre os bancos de dados livres, apesar do PostgreSQL só estar atrás do MySQL, não se pode dizer que é uma boa colocação. A abrangência, quantidade e qualidade dos vídeos pode melhorar muito. O próprio campeão MySQL teve muito mais resultados encontrados, mas bem abaixo do que poderia ser. O fato é que ainda não utilizamos vídeos como forma de aprendizado e divulgação de conhecimento como poderíamos.

Mesmo os Bancos de Dados proprietários apresentam poucas opções, mas o SQL Server teve quase o dobro de vídeos que o PostgreSQL. O Oracle também decepcionou e pode ser alcançado pelo PostgreSQL com algum trabalho da comuindade.

O ranking total aparece abaixo. Faltam alguns SGBDs, mas o propósito não era uma busca exaustiva. A grande surpresa foi o DB2, com a terceira colocação. Os bancos de dados livres lideram com o MySQL e o PostgreSQL ocupa apenas uma posição intermediária, com o quinto lugar.

1 - MySQL: 1330
2 - SQL Server: 674
3 - IBM DB2: 461
4 - Oracle (busca por "Oracle SQL"): 406
5 -PostgreSQL: 356
6 - Firebird (busca por "Firebird SQL"): 171
7 - ACCESS (busca por "ACCESS SQL"): 50
8 - SQLite: 22
9 - ADABAS: 5
10 - HSQLDB: 0

O que podemos fazer a respeito?

Bom, creio que podemos influir positivamente quanto a esta questão:

- Assistir a vídeos de PostgreSQL no Youtube, dando feedback aos seus criadores, através de comentários e da colocação das estrelas, indicando os melhores. Esta ação permite que se possa estimular a produção de melhores vídeos e o reconhecimento dos autores.
- Postar novos fragmentos de palestras e de cursos com conteúdo novo e diversificados. Muitos eventos de Software Livre, de Banco de Dados em Geral e de PostgreSQL são gravados e poderia ser feita seleção e publicação de parte deste material.
- Produzir novos vídeos voltados para a internet. Podem ser pequenos, podem ser focados em temas específicos, indo do básico ao avançado. É a melhor forma de aprender a fazer mais e melhor.

Quem se habilita?

Este é um problema realmente grave?


Acredito que não, mas que é um ponto que pode ser melhor trabalhado pela comunidade do PostgreSQL.

Um comentário:

ribafs disse...

Minha ótica: vídeo aulas e vídeo tutoriais geralmente é algo para iniciantes e aí confere o fato do MySQL ser o campeão. O pessoal que mexe com MySQL geralmente é um programador web que apenas sabe o básico de MySQL para seu site.
SQLServer como tem muitas ferramentas gráficas que facilitam e muito o trabalho do administrador talvez fique na mesma linha.
Agora imagina fazer uma vídeo aula sobre replicação com slony na linha de comando no Linux!?
Pode até dar, mas acho complicado.
Que tem muita coisa que dava para fazer em vídeo, deve ter.
Outro detalhe que eu não gosto nos vídeos, não posso copiar e colar os exemplos. :)
Desculpe se estou do contra, mas parece que o cara para mexer com PostgreSQL tem que arregaçar mais as mangas do que ver um vídeo.
Tem coisas que não dá para estimular.