sexta-feira, 18 de abril de 2008

101 Posts!

Este é o Post número 101 deste blog. Mais que um número, é uma conquista que credito a cada um dos freqüentadores. O que era o "Meu Blog" está cada dia mais se tornando um recurso da
comunidade, que colabora com idéias, textos, críticas, sugestões e com a divulgação deste link.

Dia 04/04/07, depois de uma resolução tomada no meu aniversário, resolvi começar este blog para me forçar a estar sempre estudando Banco de Dados, uma vez que ministrava uma disciplina na área e não era um verdadeiro DBA nos meus empregos (e também para conhecer o funcionamento interno de um blog!). Aos poucos o conteúdo foi se distanciando da disciplina, que não estou mais ensinando, e se tornou uma pequena base de dados sobre o PostgreSQL. Os acessos foram aumentando e sem querer fui conhecendo mais da comunidade do Banco de Dados do elefantinho.

O reconhecimento da comunidade tem sido recompensador, e fez com que este site sempre apareça entre os primeiros blogs de PostgreSQL a serem recuperados no Google, considerando não só o Brasil, mas todo o planeta. O número de links e referências a este site também cresceram bastante e atingiram algumas centenas, o que é raro em blogs tão específicos. É motivo para maior cuidado e para a busca de novas idéias para um constante aprimoramento. Convites para consultorias e treinamentos, que quase nunca posso atender, atestam que este veículo alcança um grande contingente de pessoas. Que bom!

(Pessoalmente, sou um grande usuário, pois consulto as notas que eu mesmo postei no blog quando estou em dúvida.)

Claro que existem dificuldades: cada vez menos tempo, mais responsabilidades no mundo fora da internet e uma maior dificuldade em ter novas idéias. Neste período, vários outros blogs surgiram e desapareceram. Muitos deles pararam no tempo, sem atualização, ou patinam sem conseguir conciliar qualidade e um bom ritmo. Mas o grande estímulo para oferecer algo, para difundir conhecimento tem ajudado nos momentos mais difíceis.

Se você está lendo este post, saiba que este é um espaço para:
- Divulgar seu site/ evento/ notícia de PostgreSQL
- Propor soluções de problemas
- Apresentar problemas e questionamentos
- Pesquisar
- Votar em enquetes (estou pensando em criar mais...)

Tentarei manter este espaço sempre atualizado e em sintonia com a evolução da tecnologia. Quero melhorar seus materiais e conto com a sua colaboração!

Espero poder continuar colaborando para que outras pessoas também se beneficiem por muito tempo ainda.

Agradeço a todos que lêem este post e a todos os freqüentadores do "Meu Blog de PostgreSQL".

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, eu também sou fã do seu blog. Acho que tem sido um espaço realmente importante para os usuários de PostgreSQL. Só acho que falta um pequeno detalhe para coroar este trabalho... entrar para o "Planeta PostgreSQL", que é o espaço que reúne os blogueiros que se dedicam a escrever sobre o PostgreSQL. Considero uma heresia você não estar lá ainda! Então fica aqui a dica:
- Planeta PostgreSQL em: http://planeta.postgresql.org.br/
- Regras para entrar no Planeta: http://www.postgresql.org.br/PlanetaPostgreSQLBR

Bom, te vejo no planeta...
[]s
Fábio Telles

Cláudio Leopoldino disse...

É realmente uma boa idéia.
Vou fazer testes com RSS para futuramente colocar os conteúdos no Planeta PostgreSQL.