O termo UUID (Universally Unique Identifier) nomeia identificadores que podem ser empregados por exemplo como substituição à chave primária das tabelas, servindo como alternativa aos campos tipo SERIAL do PostgreSQL e ao uso de OIDs.
Os OIDs (identificadores de objetos) do PostgreSQL não são recomendáveis para tabelas com muitos registros, mas o novo UUID promete suprir esta lacuna.
Também são chamados de GUIDs (Globally Unique Identifier), termo que também pode designar a implementação da Microsoft dos UUIDs em seus produtos.
A UUID é essencialmente um número de 16 bytes. Com 128 bits, a quantidade de registros que pode ser endereçada é enorme, viabilizando a sua utilização como identificador em grandas bancos de dados. O número de variações possíveis de UUIDs é de 216*8 = 2128 = 25616 ou cerca de 3.4 × 1038. Para dar uma idéia do tamanho deste número, basta afirmar que para se cobrir todas as possibilidades e exaurir um campo tipo UUID, teria de ser gerado 1 trilhão de UUIDs a cada nanosegundo por 10 bilhões de anos (o cálculo não é meu)!
Boas referências de código podem ser obtidas na Wikipedia. Outro site interessante é o GUID generator
Nenhum comentário:
Postar um comentário