quarta-feira, 9 de abril de 2014

explain.depesz: Encontre a Causa da Lentidão em suas Consultas!

O site http://explain.depesz.com/ disponibiliza uma ferramenta bastante útil, que formata, extrai e a apresenta de forma relativamente simples o conteúdo dos planos de execução do postgresql, permitindo uma análise mais fácil do mesmo. A promessa deste aplicativo é ajudar a encontrar a causa da lentidão nas consultas realizadas.

 Site da ferramenta

Para utilizar a ferramenta, basta acessar o site, colar na caixa de texto o resultado do comando EXPLAIN , e acionar a opção para submeter o plano. O sistema processará o plano de execução e apresentará o resultado de forma gráfica, indicando em tons de amarelo e vermelho os pontos mais críticos em termos de custo de processamento. Desta forma, fica mais fácil fazer o ajuste de performance de consultas.

 Plano analisado

Já escrevi alguma coisa sobre o comando explain aqui, aqui e aqui.
 
Pessoalmente gostei da ferramenta, embora ainda não me tenha sido realmente útil. Peço que testem e me digam o que acharam.

2 comentários:

Fabiano disse...

Muito legal Cláudio, vou testar e dou um feedback.

Obrigado por compartilhar, abraços.

Unknown disse...

Tenho utilizado bastante para verificação de SQL's. Tem me ajudado a identificar alguns problemas em SQL's, e com isso posso corrigir para que funcione com maior eficiência e rapidez. Essa ferramenta foi me mostrada pelo Euler Taveira, quando o mesmo veio em nossa empresa. Muito útil mesmo.