quarta-feira, 29 de julho de 2009

Psql 8.4: Novas Funcionalidades!

O psql em sua nova versão apresenta uma série de pequenas novidades, inclusive a promessa de compatibilidade com versões anteriores do Postgres, permitindo que de um console se acesse bancos de servidores mais antigos. A lista de alterações completa pode ser vista aqui. Abaixo, comento algumas das mudanças que reputo como mais significativas:

Listando o Tamanho de Objetos

Pequenas funcionalidades podem ser ainda mais interessantes para o usuário do utilitário que os avanços mais complexos. A facilidade de se obter informações detalhadas, particularmente sobre espaço ocupado por objetos em disco certamente é uma delas.

O uso da sintaxe \dt lista as tabelas criadas no banco. Na versão 8.4, pode ser utilizada a sintaxe \dt+, que retorna o espaço em disco ocupado pela tabela.

Este recurso também pode ser utilizado para índices. Digite \di para informações dos índices, e \di+ para um maior detalhamento com espaço em disco ocupado e descrição.

Para bancos de dados, a sintaxe é a mesma. Digite \l para informações dos bancos de dados, e \l+ para um maior detalhamento com espaço em disco ocupado e descrição.

Abrindo Editor para Funções

Editar funções dentro do psql não é uma tarefa muito agradável. Paras códigos mais extensos chega a ser penosa. Para minorar o problema, a opção \ef abre um editor externo para edição do código.

A sintaxe é: \ef

No windows, abre o notepad. Edite o texto, salve e feche o editor. No psql, digite ';' e tecle ENTER. O sistema vai registrar as alterações na função.

3 comentários:

Anizair Lopes disse...

ola, estou com uma dificuldade em instalar o postgreSQL no windows vista tem como você me dar uma ajudar?

Anônimo disse...

Também estou tendo dificuldades nisso

Anizair Lopes disse...

Olá Antonio, obrigado pela resposta mas eu consegui solucionar da seguinte forma:
Executei a instalação na pasta diferente da padrão de instalação, ou seja, o postgreSQL instala na pasta c:\arquivos de programas\PostgreSQL e eu fiz a instalação apontando para uma outra partição do Meu HD e tudo funcionou perfeitamente.