Uma das maiores queixas dos profissionais de banco de dados é a falta de ferramentas visuais robustas.
As opções abertas contribuem para reduzir este problema, mas ainda apresentam deficiências e lacunas de importantes funcionalidades que restringem sua utilização e difusão. Ao mesmo tempo, versões freeware de softwares comerciais podem ser úteis em virtude de suas funcionalidades, apesar de não terem seu código disponibilizado.
O DreamCoder for PostgreSQL é uma opção freeware que promete facilitar o trabalho com este banco de dados uma rápida análise da ferramenta mostrou pontos fortes e deficiências importantes. O software pode ser baixado aqui.
Abaixo, uma tela com a interface da ferramenta.
O editor de plpgsql apresenta bons recursos de formatação que promovem a produtividade.
Vide imagem abaixo.
Pontos Fortes:
- Versão Freeware (a Enterprise pode ser baixada com )
- Atualização Recente (02 de 2010)
- Bom editor de Pl/ PgSQL
- Bons recursos visuais para visualização e navegação nos objetos do banco, mostrando propriedades e dependências.
- Configuração de autosubstituição de caracteres.
Pontos Fracos:
- Não apresenta funções de engenharia reversa e importação.
- Não apresenta assistentes para a criação de tabelas, índices e outros objetos do banco, que devem ser manuseados via DDL, função básica em qualquer ferramenta visual de desenvolvimento.
- Ausência de versão para Linux
- Falta de recursos mais avançados, restritos à versão entreprise.
Resultado geral:
É uma ferramenta boa para os usuários da plataforma Windows que utilizem muito código Pl/ PgSQL. As futuras versões podem trazer avanços mais significativos. Só deve ser utilizada após testes criteriosos. A versão entreprise não foi avaliada neste post.
Um comentário:
Não tão longe que eu encontrei nova ferramenta legal para trabalhar com PostgreSQL - Valentina Studio. I muito recomendar verificá-lo. http://www.valentina-db.com/en/valentina-studio-overview
Postar um comentário