Listando o Tamanho de Objetos
Pequenas funcionalidades podem ser ainda mais interessantes para o usuário do utilitário que os avanços mais complexos. A facilidade de se obter informações detalhadas, particularmente sobre espaço ocupado por objetos em disco certamente é uma delas.
O uso da sintaxe \dt lista as tabelas criadas no banco. Na versão 8.4, pode ser utilizada a sintaxe \dt+, que retorna o espaço em disco ocupado pela tabela.
Este recurso também pode ser utilizado para índices. Digite \di para informações dos índices, e \di+ para um maior detalhamento com espaço em disco ocupado e descrição.
Para bancos de dados, a sintaxe é a mesma. Digite \l para informações dos bancos de dados, e \l+ para um maior detalhamento com espaço em disco ocupado e descrição.
Abrindo Editor para Funções
Editar funções dentro do psql não é uma tarefa muito agradável. Paras códigos mais extensos chega a ser penosa. Para minorar o problema, a opção \ef abre um editor externo para edição do código.
A sintaxe é: \ef
No windows, abre o notepad. Edite o texto, salve e feche o editor. No psql, digite ';' e tecle ENTER. O sistema vai registrar as alterações na função.
3 comentários:
ola, estou com uma dificuldade em instalar o postgreSQL no windows vista tem como você me dar uma ajudar?
Também estou tendo dificuldades nisso
Olá Antonio, obrigado pela resposta mas eu consegui solucionar da seguinte forma:
Executei a instalação na pasta diferente da padrão de instalação, ou seja, o postgreSQL instala na pasta c:\arquivos de programas\PostgreSQL e eu fiz a instalação apontando para uma outra partição do Meu HD e tudo funcionou perfeitamente.
Postar um comentário