Realizado dia 3 de maio deste ano, o PgDay Ceará 2013 reuniu estudantes e profissionais interessados no banco de dados PostgreSQL. Este post apresenta uma breve avaliação e algumas lições aprendidas.
Agradecimentos
Em primeiro lugar, agradeço a todos os que ajudaram de alguma forma, e não são poucas pessoas, dos quais citarei apenas alguns nominalmente.
Em primeiro lugar, agradeço aos companheiros da comissão de organização, formada pelos professores Adail Nunes e Daniel Siqueira.
Agradecimentos à Unichristus por hospedar este evento, dando condições para a comissão organizadora trabalhar com flexibilidade e recursos.
Agradecimentos adicionais ao Crispim, funcionário da Unichristus que cuidou do site do evento, e ao pessoal do departamento de artes que criou as imagens, cartazes e demais materiais de divulgação. Cito ainda o professor Ricardo pelas sugestões.
A vasta divulgação que o evento recebeu de pessoas, de blogs, de sites diversos e do jornal "O Povo" nós dificilmente teremos como retribuir. Agradecimentos especiais a Alex Souza, ao portal diHITT, ao InfoBlogs, ao portal de software livre do governo brasileiro, ao blog Savepoint, ao portal InfoQ, ao jornal OPovo, entre tantos outros que não temos espaço para citar, ao pessoal do twitter e facebook!
O PgDay teve mais de 12000 entradas no google. Obrigado!
Divulgação na Internet
Aos palestrantes, que investiram o próprio tempo e dinheiro para estar no PgDay Ceará 2013, a minha reverência. Vocês deram um show!
A você que se inscreveu no evento e que esteve presente, mesmo parcialmente, mesmo virtualmente pela câmera do prof. Daniel, meus agradecimentos entusiasmados!
Lições Aprendidas
Acho importante registrar algumas lições aprendidas, algumas por erros, a maioria felizmente pelo bom andamento das atividades do Pgday:
1 - É vantajoso ter uma instituição que dê suporte
O fato de termos o apoio da Unichristus para este evento garantiu não só acesso a recursos materiais, como auditório e projetor multimídia, como apoio dos professores e a presença dos alunos.
O lanche oferecido à tarde e à noite, os certificados emitidos aos palestrantes e os certificados digitais em produção para os participantes foram algumas das contribuições que a instituição ofereceu ao evento.
2 - Patrocinadores Ajudam se o Evento for Planejado e Formalizado com muita Antecedência
Não utilizamos patrocinadores para o PgDay Ceará, uma vez que esta foi a primeira edição no estado, mas se fosse preciso fazer esta prospecção, precisaríamos de muita antecedência e planejamento mais formalizado para obtermos melhores resultados com potenciais patrocinadores.
Dois ou três meses podem ser insuficientes para captar recursos, especialmente se o seu patrocinador for um órgão federal.
3 - Organizar-se é Vital
Nossa planilha de tarefas, criada no google docs, chegou a mais de 20 itens. Cada tarefa tinha seu responsável designado e prazo para realização. Sem a formalização das tarefas, não conseguiríamos integrar os esforços de todos. Nossa proposta inicial era realizar o evento em um curso prazo, e só foi possível pela organização e trabalho em equipe.
4 - Divulgar é Preciso!
Após o PgDay recebi algumas mensagens de gente que não pôde estar presente. Mas não recebi nenhuma de gente que não soube do evento. A internet, as redes sociais e seus amigos são boas formas de divulgar o evento.
Quando você achar que já divulgou o suficiente, continue divulgando!
5 - Palestrantes São Essenciais
O palestrante é a alma de um PgDay. Fazer chamada de palestras com antecedência e ter algum dinheiro em caixa para pagar ao menos a passagem dos palestrantes são boas práticas. Convidar pessoas da sua rede social também é uma boa ideia.
Em último caso, o organizador também acaba tendo de ser palestrante, não se surpreenda se isso acontecer :)
6 - O Público é o Alvo
Se o palestrante é a alma do evento, sem público, o PgDay não tem corpo, não deixa consequências para a sociedade. Colocar um formulário simplificado de inscrições permitiu o envio por e-mail de lembretes aos inscritos, o que aumentou a taxa de presentes.
O lanche oferecido à tarde a à noite aumentou a permanência dos presentes no evento.
Outra ideia boa foi hospedar o evento em uma instituição de ensino, cujos alunos passam a ser potenciais participantes.
Avaliação
O número de presentes foi condizente com outros PgDays realizados pelo Brasil afora, então fiquei satisfeito com relação ao número de presentes.
Os participantes, palestrantes e organizadores me passaram feedbacks positivos, então creio que a satisfação dos envolvidos foi obtida, o que creio que é o melhor indicador que podemos obter inicialmente.
Espero poder observar consequências futuras nos trabalhos de pesquisa e conclusão dos alunos e que isso se reflita no trabalho dos participantes de Fortaleza, Sobral, Messejana, Maracanaú e do Rio Grande do Norte.
Encerro este post com fotos selecionadas do site do Cledson.
Público seleto.
Fábio Telles dá um Show
Não podia faltar uma foto da minha palestra!
Nabuconosor Coutinho fala Tudo sobre Replicação
Palestra e Demonstração sobre Bancos de Dados Espaciais com Marx Haron, do Serpro